A medição de potencial eletroquímico é um ensaio não destrutivo de fundamental importância para uma estrutura marítima submersa. É por intermédio desse teste que se determina o potencial da estrutura em relação ao meio corrosivo (no nosso caso, a água salgada) com a finalidade de avaliar a condição do material metálico, ou seja, se o mesmo está protegido ou não de processos corrosivos.
Os processos corrosivos ocasionam alterações indesejáveis que são altamente prejudiciais para qualquer equipamento. Quando este equipamento se encontra em ambientes agressivos, como a água salgada, a corrosão passa a ter um efeito muito significante para a integridade dessas instalações. A deterioração prematura do material de uma plataforma offshore, pode afetar a sua vida útil ou então gerar pontos de concentração de tensões que podem levar o material à fadiga, ocasionando danos materiais vultosos ou danos ambientais ou pessoais irreparáveis.
Para proteger essas instalações marítimas dos processos corrosivos, são utilizados os revestimentos protetores e a proteção catódica (galvânica e por corrente impressa). A proteção catódica inibe os processos corrosivos pela injeção de corrente elétrica na estrutura através do eletrólito.
A medição de potencial é feita para verificar a eficiência ou não da corrente de proteção gerada pela proteção catódica.
Este curso será realizado em duas etapas:
1ª Etapa
O aluno deverá assistir aos 4 módulos que fazem parte do Curso de Medição de Potencial Eletroquímico. Ao terminar as quatro etapas, deverá fazer o treinamento para a prova teórica utilizando todas as provas disponíveis para esse treinamento.
2ª Etapa:
O aluno deve entrar em contato com o instrutor responsável para agendar as aulas práticas e realizar a sua avaliação teórica e prática.
Atestado de Conclusão do Curso
O atestado de conclusão do curso, após ser aprovado na prova teórica e na prática, será entregue ao aluno em um prazo máximo de 30 (trinta) dias.
A frequência nas aulas presenciais, para aprovação no curso, deverá se igual a 100%.
Após a conclusão do curso, com aproveitamento mínimo de 70% na prova teórica e 80% na prática, os certificados serão enviados para a Abendi para serem assinados e devolvidos para AGE. Esse documento é necessário para que o aluno possa ingressar no processo de qualificação na Abendi.
Certificação Abendi
Após a conclusão do curso e de posse de toda documentação necessária, o aluno poderá iniciar todo o processo de certificação na Abendi, dentro do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoas em Ensaios Não Destrutivos (SNQC/END), enviando a documentação para o Bureau de Certificação da Abendi. Mais informações pelo site www.abendi.org.br.